sábado, 28 de agosto de 2010

Curso prático para iniciantes

Curso prático para iniciantes

Introdução
O Kart é o primeiro passo para quem pretende ingressar no automobilismo. Apesar de pequeno, permite diversos acertos e regulagens, e se assemelha muito a uma fórmula quanto a aceleração e frenagem, exigindo bom preparo físico. É importante que o piloto conheça toda sua mecânica e regulagens para se atingir o melhor desempenho. A concentração é um ponto crucial na pilotagem, melhorando a percepção da reação do kart possibilitando acertos adequados.
Equipamento de segurança
Capacete

Seu uso é sempre obrigatório e é muito importante que esteja bem ajustado. Deve-se ser criterioso na escolha do capacete observando a sua resistência e forração interna.

Luvas


O uso de luvas tambem é obrigatório e estas devem se ajustar bem as mãos do piloto.


Macacão

O macacão so é obrigatório em competições, normalmente, mas deve-se habituar a usa-lo. Este não deve ser muito justo para dar mobilidade ao piloto e deve ser bem acolchoado.






Sapatilhas (chamadas botas)
Devem proporcionar movimentos rápidos aos pes. Sua sola deve ser de material macio para não se perder a sensibilidade e também deve ser aderente.

Posição do banco


A posição do banco é fundamental para o equilíbrio do kart. Deve-se alcançar o volante com os braços fazendo um angulo entre 90 e 100 graus. As pernas devem permanecer flexionadas mesmo quando o piloto acelera ao máximo. Alem da distribuição de peso, é importante o conforto do piloto. O posicionamento do
banco deve aliar o conforto com o equilíbrio.
O banco deve ficar o mais baixo possível para proporcionar um centro de gravidade mais próximo ao solo, favorecendo maior estabilidade.
Na pista
Traçado
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos. Para isso é necessário memorizar bem o circuito.
Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.
O traçado deve ser o mais retilíneo possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta(aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se a velocidade.
O ponto de aceleração e de frenada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração
no
centro da curva.

Na chuva

O traçado de chuva deve ser exatamente o contrario do normal. A idéia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com agua, borracha + borracha = 0 de atrito. Então deve-se fazer um traçado no qual se cruza a borracha.

Segurança
É importante obedecer a regras básicas de segurança quando se entra numa pista. Antes de entrar nos boxes levante o braço para sinalizar aos que vem atras. Cuidado ao entrar no pista, certifique-se que não vem outro kart. Se estiver amaciando motor ou andando devagar, olhar para tras e indicar com o dedo o lado escolhido para a ultrapassagem. Se seu kart rodar ou quebrar na pista, deve-se retira-lo o mais rápido possível do traçado.
Relaxamento
O relaxamento é importante para se concentrar a para aliviar as dores musculares durante os treinos. Aproveite as retas para relaxar as mãos. Se durante a pilotagem, voce estiver tenso, voce vai se cansar muito mais do que o normal.

Mecânica

Chassis
Nomenclatura de acertos possíveis.
Alinhamento dianteiro
Convergência ou divergência das rodas dianteiras
Amolecer frente
Soltar parachoque dianteiro ou assoalho
Amolecer traseira
Soltar parachoque traseiro
Endurecer frente
Apertar parachoque dianteiro
Endurecer traseira
Usar barra no banco
Bitola dianteira
Distancia entre as rodas dianteiras
Bitola traseira
Distancia entre as rodas traseiras
Cambagem dianteira
Inclinação das rodas em relação ao solo
Caster dianteiro
Inclinação das rodas em relação ao solo quando se esterça o volante
Off set das todas
Relação entre o centro das rodas e seu centro de apoio no chassis.
Em breve, colocarei mais informações, aguarde!
Carburação

No kart, onde a carburação é regulada pelo próprio piloto, é fundamental que este saiba faze-la.
As agulhas de carburação regulam a mistura do combustível com o ar, no motor.
O combustível entra juntamente com o oxigênio que vem da entrada de ar do carburador. Juntos, no cabeçote, a faisca da vela causa a explosão da misturam que permite o funcionamento do motor.
O óleo, adicionado ao combustível, lubrifica a parte interna do motor.
Existem duas agulhas em cada carburador (dependendo do motor pode-se encontrar um ou dois carburadores). Agulha de baixa que regula a entrada de combustível em baixa velocidade, ou seja, nas curvas. Agulha de alta que regula a entrada de combustível em alta velocidade, ou seja, nas retas.

Regulagem
É importante um carburador bem regulado para o máximo aproveitamento do motor.
Se as agulhas estiverem muito fechadas o motor fica sem lubrificação (carburação seca, pobre, com falta ou fina), o que pode ocasionar a quebra do anel ou travamento do motor.
Se as agulhas estiverem muito abertas, a entrada de combustível sera maior do que a capacidade de queima da vela. Pode-se perceber que isto ocorre quando o kart solta fumaça demais (carburação com excesso, grossa).
A melhor carburação é quando, ao se retirar a vela logo apos a parada do kart, a parte interna da vela (alta) estiver com uma coloração marrom clara e a parte externa (baixa) estiver quase seca.

Relação


A relação entre coroa e pinhão é muito importante, pois influi diretamente no rendimento do motor nas saidas de curva e finais de retas.
Uma coroa maior, ou seja, com maior numero de dentes, (relação curta) proporciona melhor saida de curvas. Já uma coroa menor (relação longa), proporciona maior velocidade no final das retas.
O ideal é se encontrar um equilibrio entre final de reta e saida de curva.
Pneus


Deve-se ter alguns cuidados na hora da compra dos pneus pois este que transmitem a potencia do motor ao solo.
Importante verificar se a maciez este equilibrada entre os 4 pneus e a medida do diametro dos pneus dianteiros tanto quanto a dos traseiros devem ser as mais proximas possoveis.
Ao montar um jogo de pneu deve-se tirar a valvula de pressão para que, ao subir a pressão para cola-los não se deformem e esvaziem rapidamente.
Dicas Avançadas (regulagens)
Se o Kart soltar a traseira nas curvas, tente fechar um pouco a traseira para que ela segura mais.
Se a frente não responder bem, tente colocar algumas arruelas de ajuste para abrir a frente.
Se o kart quicar nas curvas, tente acelerar um pouco mais para ver se o kart para de quicar, ou abra um pouco a traseira e feche um pouco a frente.
Se antes do final da reta o kart para de acelerar, tente colocar uma coroa um pouco mais longa (menor).
Debaixo de Chuva

Quando voce for andar durante chuva, voce deve fazer alguns ajustes em seu kart. Voce deve:
Afrouxar parafusos dos parachoques para que o kart segure mais no chão ficando mais mole.
Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras com peso extra), se possivel.
Protejer a entrada de ar para que não entre agua no carburador.
Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de combustivel e permitir a queima na presença de agua.
Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a traseira tambem para segurar.
Fazer trajetoria de chuva (ir por fora da faixa normal (borracha)).
Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos do pneu trabalharem melhor. Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem, inclusive se estiver andando com pneu slick (para pista seca).
Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter melhor aproveitamento do motor, ja que se vai andar em mais baixa velocidade.
Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.
Talvez voce encontre problemas para ligar o kart, portanto escolha uma vela mais quente (B9 ou B8).
Bandeiras

LARGADA

É geralmente
quadriculada, nas cores da bandeira nacional, podendo ser nas cores do
estado ou município.

VERDE

Indica que o alerta foi
suspenso. Os pilotos podem voltar ao ritmo normal de corrida.

AMARELA

Indica PERIGO. Os
pilotos devem diminuir a velocidade e é vedada a ultrapassage.

AZUL CLARO

Indica que existe um
veículo mais rápido se aproximando e que o piloto deve facilitar a
ultrapassagem.

VERMELHA

Indica que a prova foi
interrompida. Os pilotos devem reduzir a velocidade e se preparar para
parar a qualquer momento.

PRETA E LARANJA

Acompanhada de placa
com número. Indica que o piloto deve parar no parque fechado para sanar
defeito no veículo.

PRETA E BRANCA

Acompanhada de placa
com número. Adverte-se ao piloto por conduta anti-esportiva.

PRETA

Acompanhada de placa
com número. Indica que o piloto fui punido e deve se dirigir ao parque
fechado.

BRANCA

Indica a presença de
veículo lento na pista.

AMARELA E VERMELHA

Indica falta de
aderência na pista.

VERDE E AMARELO
Indica que a largada
não foi dada e que o pelotão deve continuar alinhado.

AZUL E VERMELHA

Acompanhada de placa
com número, indica que o piloto deve dirigir-se ao parque fechado,
conforme o regulamento particular.

QUADRICULADA PRETA E BRANCA
Quadriculada sempre
agitada. Indica o final da prova.

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